Como se controla a qualidade de um habano?
23 de março de 2017
Como levar os seus charutos em uma viagem?
10 de maio de 2017

Degustando um charuto – Passo a passo

A escolha

O primeiro passo para se degustar um charuto é através da visão. Ao escolher um charuto ele deve estar armazenado em um local com temperatura e umidade controladas, e ter um aspecto oleoso. Ao toque, o charuto deve ser macio, ele não pode craquelar ou estar mole e o seu perfume  deve ser fresco e agradável. Um detalhe importante é escolher o charuto para o tempo que você tem disponível, 30, 60, 90 minutos.

corte

Definido o charuto é hora de iniciar a sua degustação, o primeiro passo é o corte que deve ser feito entre a linha do fim da folha e a cabeça do charuto. Uma dica é umedecer essa ponta com a própria boca para facilitar o corte. Caso você prefira concentrar mais os sabores, com um fluxo menor, a opção é usar o furador ao invés da guilhotina.

A primeira fumada deve ser a frio, ou seja, antes de ascender o charuto. Dessa maneira você consegue sentir se o fluxo está bom e perceber todas as notas e nuances do charuto.

Ascendendo o charuto

A forma mais tradicional é ascender com o cedro, apesar de ser a maneira mais lenta. Com o charuto e o cedro a 45º da superfície, através do calor da chama você ascende o charuto. É importante não deixar a chama encostar no charuto para não queimar a sua capa. Ao longo do processo é necessário fazer movimentos circulares com o charuto para oxigena-lo ou assopra-lo, caso necessário pode usar mais de um cedro.

Caso prefira, pode ascender com um maçarico. O charuto deve ficar na horizontal e a mesma regra de não encostar na chama e oxigenar o charuto são válidas nesse método.

Nos dois métodos é importante direcionar o calor para toda a superfície de queima do charuto.

1º tiro

O primeiro tiro é como chamamos a primeira puxada, caso tenha ascendido com o gás a primeira deve ser uma assoprada para eliminar qualquer componente que possa afetar o sabor do charuto.

Degustação

O charuto é dividido em 3 partes, onde os aromas podem mudar ou mesmo se intensificar ao longo delas.

A parte mais importante em se fumar um charuto é o momento que você dedica a isso. Degustar um charuto não é um hobby, é um estilo de vida. É um momento de contemplação, de conversar com os amigos, dar risada, pensar na vida. Aproveite!