Culturalmente, a arte de apreciar o aroma e o sabor dos charutos tem preferência masculina. Além disso, as propagandas de charutos e as capas de revistas frequentemente veiculam figuras masculinas, entre famosos e celebridades.
Porém, as mulheres também sabem apreciar charutos – e desfrutam do ambiente de uma tabacaria com suas amigas, assim como os homens.
“Nub – Double Maduro, Carlos Toraño – Exodus 1959, Padilla, Partagas P2, H.Upman Royal Robusto. Sempre dou oportunidades para outros charutos, pois a surpresa só vem depois da primeira puxada”, conta Andri Borges, considerada a “madrinha” da Bulldog Cigar Boutique.
Apreciadora dos charutos, Andri costuma vir à Bulldog para conhecer novidades, “Nesse final de semana na minha amada Bulldog pude apreciar o charuto Sabor Cubano. Gosto mais dos charutos maduros, quanto mais maduro melhor.”
Andri reitera que não fuma cigarro ou qualquer outro tipo de tabaco, apenas charuto. Começou para acompanhar o noivo, mas os charutos agora já são um hábito. “Por que continuei fumando? Posso dizer que ainda estou noiva (risos), mas também que gosto da sensação de apreciar um bom maduro e fumar charuto já faz parte do meu lazer”, conta.
A tabacaria é, acima de tudo, o lugar para amigos. Um ambiente charmoso e elegante, em que o respeito – à arte do charuto e aos seus apreciadores – predomina. Apesar de ainda ser uma das poucas mulheres a frequentar a tabacaria, Andri diz que se sente mais à vontade aqui do que em um salão de beleza: “Sou respeitada por todos que lá frequentam. As conversas são extraordinárias, engraçadas e você ainda aprende muito”.
Andri aconselha as mulheres que estão com vontade de ir à tabacaria: “O ambiente é muito bom para conversar. Lá você não precisa se preocupar em se arrumar tanto, pois lá a aparência não importa, o que importa mesmo é o respeito pelo o outro e ter a mente aberta para aproveitar cada instante, que sempre é único.”