É muito comum escutar sobre as vitolas ou bitolas de terminado charuto, mas afinal o que é isso? Nos charutos cubanos a bitola se refere ao tamanho “cepo e largo ou longitud”, ou seja, a circunferência e o comprimento que todos os charutos, sendo da mesma linha, devem apresentar. Por exemplo, todos os Partagás D4 devem apresentar o mesmo tamanho de 124mm x 19,8mm, assim como todos os outros Habanos Robustos. As medidas podem ser encontradas em milímetros, ou polegadas. Nas fábricas cubanas existem dois tipos de bitolas:
Bitolas de galera são os nomes (números) dados dentro das fábrica a cada bitola, independente do produto final. Ou seja, aqui eles se referem somente ao tamanho, as medidas de cada charuto.
Bitola de saída é o nome das bitolas comercias, o nome usado para apresentar ao cliente, o qual se refere não só ao tamanho do puro mas também ao seu blend.
Portanto é possível que cada marca de puro tenha mais de uma bitola de saída e de galera.
Por exemplo, a marca Romeo y Julieta possui mais de um charuto com o formato Churchill ( 47mm de circunferência e 178mm de comprimento) com bitola de galera de nome Julieta 2 e bitola de saída Churchills e Prince Whales, que são seus nomes comercias, pois, apesar de terem exatamente o mesmo tamanho, possuem blends diferentes.
Afim de esclarecer a grande confusão que ocorria com as bitolas entre as diferentes fábricas, resolveram, na década de 80, unificar os tipos de bitola, facilitando especialmente a comercialização dos puros. Assim, cada bitola recebeu um nome e um número, onde o nome indica a forma e o número a manufatura e o tipo de folha.
___
Gostou de aprender um pouco mais sobre o mundo dos charutos? O que mais você gostaria de ver no blog? Deixe seu comentário e sugestões.